Três dicas de passeios de carro por São Pedro da Serra e região

Roteiros de passeios de carro são opção para qualquer clima

Os três roteiros abaixo foram pensados especialmente para que você possa aproveitar mesmo os dias sem sol, ou frios, ou até com aquela chuvinha miúda, quando banhos de rios e cachoeiras podem deixar de ser tão atraentes (rs). O ideal, seria dedicar um dia inteiro a cada um deles, para tirar o máximo proveito de tudo o que oferecem, sem pressa, nem afobamento. Mas, se você deseja apenas ter uma ideia geral do que São Pedro da Serra, região e áreas próximas podem oferecer para voltar depois, em outra oportunidade, e curtir esses atrativos com calma, basta seguir esse passo a passo e fazer tudo em um dia só, começando logo depois do café, lá pelas 9h, e voltando à pousada no começo da noite.

Confira:

A região de São Pedro da Serra é atrativa em qualquer tempo. Se há sol, oferece banhos de rio e cachoeira, caminhadas, observação de pássaros e flores, além do simples bater perna pelas lojinhas de artesanato. Se está nublado ou até chuviscando, as opções não são menos variadas. Vamos a algumas:

Passeio de Carro até Vargem Alta: conheça as plantações de flores

ROTA DAS FLORES – Saindo de São Pedro zere o cronômetro, passando por Lumiar e seguindo na direção de Mury,  (meio caminho entre Lumiar e Mury), após 20km há uma entrada à direita que leva até Vargem Alta, uma vila que pertence ao distrito de São Pedro e é conhecida como o segundo maior polo produtor de flores de cortes do país. A estradinha da RJ-142 até a vila tem seis quilômetros e é asfaltada (mas tenha atenção, é sinuosa e tem lá seus buracos). Em Vargem Alta, o visitante vai encontrar uma imensa variedade de flores e a oportunidade de conversar direto com os produtores e, também comprar, claro.

Obs.: Até 2018, Vargem Alta era uma localidade de agricultores, sem qualquer tipo de estrutura ou atendimento voltado para o turismo. De três anos para cá, mudou bastante. Há propriedades que oferecem desde visitas guiadas às estufas, com explicações detalhadas sobre as variedades de flores e o cultivo, até restaurantes e lojinhas para venda de arranjos e vasos. Algumas dessas propriedades cobram ingresso (até R$ 30 por pessoa), mas há como visitar a região, ver as estufas, almoçar e até comprar flores, sem precisar “pagar para pagar”. Fique atento.

Passeio de carro vai do mel ao chocolate, passando pelo morango

CIRCUITO TERÊ-FRI – Saindo de Vargem Alta e pegando a RJ-142, siga em direção a Friburgo. No trevo, com sinal de trânsito, você entrará na RJ-116, vire à direita, atravesse Friburgo, seguindo as indicações para Teresópolis. Na RJ-130, a Tere-Fri, que liga os centros dos dois municípios, você encontrará vários atrativos. Um dos mais famosos é o Jardim do Nego, onde o artista criou esculturas monumentais em barrancos de terra, conhecidas até fora do país. Mais à frente, no início da região onde se concentra as maiores plantações de morangos do Estado, uma das famílias de agricultores criou uma área, na beira da estrada (no lado sentido Friburgo) onde é possível visitar uma plantação suspensa (técnica mais usada na cidade), comprar morangos fresquinhos e ainda doces e geleias feitas da fruta. Seguindo pela estrada, o visitante encontra a Queijaria Escola, onde poderá almoçar, se quiser, ou apenas se abastecer de queijos e chocolates produzidos ali mesmo sob orientação de especialistas suíços. Atrás da Queijaria, num grande espaço se distribuem galpões, dois deles imperdíveis: o de artesanato e o que abriga o museu de taxidermia, que possui uma imensa coleção de animais empalhados que o dono permite até que sejam tirados da vitrine para posarem para fotos ao lado dos visitantes.

Obs.: Além dos atrativos acima, a estrada ganhou mais recentemente, uma nova atração: uma das mais tradicionais famílias de agricultores especializados em plantio de morangos montou uma série de estufas bem pertinho da estrada, com uma lanchonete coberta que oferece as Delícias da Sueli (geleias, doces, coxinhas feitos com a fruta). É possível ainda comprar morangos madurinhos a quilo e, em determinadas épocas do ano, até mudas em vasos. Essa área fica a uns 15km de Friburgo, antes de chegar a Queijaria Escola.

Passeio de carro leva você aos melhores preços da moda íntima

CIRCUITO DE MODA ÍNTIMA – na volta para São Pedro, pouco depois de passar por Friburgo, na altura da Rodoviária Sul, que recebe os ônibus que vem do Rio, existe uma grande concentração de lojas de confecções de moda íntima. Nova Friburgo para quem não sabe é responsável por uma em cada quatro peças de moda íntima usada pelas mulheres brasileiras. Os preços e a variedade são incríveis.

Obs.: Esse é um dos passeios que, para ser feito direito, como as mulheres gostam – conferindo as ofertas, os modelos, os preços – pode facilmente tomar uma tarde inteira. Se você decidir desmembrar os roteiros, para aproveitar melhor as compras, há um restaurante a quilo muito bom (e variado) perto das lojas, pouco antes da Rodoviária Sul. É o Serra Bela. Se quiser fazer um dia de compras, sem passar fome, é uma opção.

De volta à São Pedro, aproveite a noite nos restaurantes locais.