Férias. Duas Festas. E um Festival de Inverno!

Todo mundo já sabe que o efeito do ‘El Niño’ andou elevando a temperatura durante este inverno. Mas, em São Pedro da Serra, é outro o fenômeno que vai mudar o clima da vila em julho: o efeito SESC, que se soma às férias de meio de ano, à 7ª Festa da Agricultura Familiar e ainda à 24ª edição da tradicional Festa da Vila Mozer (no último sábado do mês) para aquecer a agenda já bem movimentada da nossa região. Confira abaixo, uma por uma, as opções que te esperam em julho aqui na mais-que-linda vila de São Pedro da Serra:

FESTIVAL DE INVERNO DO SESC

Pela primeira vez, o Festival de Inverno promovido pelo SESC que sempre acontece nas três principais cidades da Região Serrana (Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo) irá incluir também os mais importantes destinos turísticos rurais das montanhas do RJ: São Pedro da Serra e Lumiar. Todos os dias, entre 19 e 28 de julho haverá sempre alguma atração especial esquentando as tardes e noites das vilas vizinhas.

Confira nos links abaixo o que o SESC reservou para São Pedro da Serra e também para Lumiar e, mais abaixo, o que a Vila Mozer preparou para este ano:

https://www.festivalsescdeinverno.com.br/programacao/sao-pedro-da-serra/

https://www.festivalsescdeinverno.com.br/programacao/lumiar/

 

7ª FESTA DA AGRICULTURA FAMILIAR – Organizado pela Associação dos Agricultores Familiares de São Pedro da Serra e Adjacências (AFASPS), o evento marca os bons resultados dessa que é uma das principais (e certamente a mais tradicional) atividade econômica da região: a agricultura. A festa irá acontecer na quadra de esportes, bem no centrinho a vila, no penúltimo sábado de julho, dia 20. Na programação, barracas com comidas típicas da região, leilão, bingo, feirinha e exposição agrícola, além de desfile com instrumentos tradicionais usados na lavoura. Para fechar, um animado show com Cissa e Marcos Vinícius. Vale muito a pena conhecer, para valorizar, essa atividade que cada vez mais turistas têm vindo à região conhecer. Como diz o lema da AFASPS: “Agricultura familiar, quem não vive dela, precisa dela para viver”.

 

24º ARRAIÁ DA VILA MOZER

Também em julho, acontece uma das mais aguardadas festas julinas de Nova Friburgo: o Arraiá da Vila Mozer. Feito todinho por uma família, e em seu condomínio, no pé da estrada que sobe para São Pedro da Serra, o arraiá é muito bem organizado e oferece muitas atrações. Segue a programação que tem três etapas e começou no dia 5, embora a Festa, propriamente dita, seja apenas no último sábado do mês, dia 27.

DE 5 a 27 – O Brechó dos Mozer fica aberto. É uma oportunidade não só de comprar ótimas peças por preços melhores ainda como também aproveitar para um dedo de proza com o pessoal da família e agregados que também moram no condomínio. Vale também conhecer o forno e o moinho de pedra, movido pela força do Rio São Pedro, onde é feito o fubá que será usado na receita da broa.

DE 20 a 26 – Venda da famosa Broa dos Mozer. Também conhecida aqui na região como broa de raiz, é uma invenção dos suíços que aqui chegaram, na primeira metade do século XIX. Largados na região, quase que com uma mão na frente e outra atrás, os colonos se aculturaram, ou se acaipiraram como preferem alguns historiadores, e acabaram se baseando em ingredientes locais e técnicas indígenas e africanas para refazer sua culinária. A broa de raiz, que hoje é feita pelos Mozer para preservar a tradição, envolve inhame, cará, aipim, fubá e vários outros ingredientes e assada num grande forno a lenha.

SÁBADO, dia 27 de julho:

16h – Oração da família

18h – Apresentação da Banda Euterpe Lumiarense

20h – Forró com Os Mózi

22h – Forró com Cesário Ramos e Gabriel

 

FERIAS DE JULHO

Muita gente passa períodos prolongados na região, durante as férias de verão. É uma verdadeira revoada, vinda dos municípios das baixadas litorâneas, norte e noroeste do Estado. Todos fugindo das tórridas temperaturas da estação mais quente do ano para curtir, nos vales de São Pedro da Serra e região, o verão gostoso das serras. Mas outra leva de turistas vem começando a descobrir as delícias de passar o período mais frio do ano também nas serras, onde o inverno é inverno de verdade. É o jeito mais gostoso, simples e econômico de aproveitar a estação sem precisar pegar um avião para ir para estados do Sul, Argentina ou Chile. Basta pegar o carro, percorrer 200 quilômetros, e pronto: já dá para aproveitar o que de melhor o inverno da Região Sudeste pode oferecer. Na Pousada Canteiros, os pacotes tem valores de diárias decrescentes. Quanto mais dias o hóspede ficar, mais em conta cada diária vai sair. Venha curtir São Pedro da Serra no inverno.