São Pedro da Serra vai virar Nova Orleans durante FRI JAZZ (6 a 9 de setembro)
São Pedro da Serra vai se ‘vestir’ de Nova Orleans por quatro dias
O que São Pedro da Serra pode ter em comum com Nova Orleans? Durante a primeira edição do FRI Jazz & Blues Festival, que acontece de 6 a 9 de setembro em São Pedro e na vizinha Lumiar, os restaurantes e bares da pequena vila rural de Nova Friburgo querem mostrar que as semelhanças são raras, mas fundamentais. São Pedro, a 850 metros de altitude, tem basicamente uma rua, a Rodrigues Alves. Nova Orleans, cidade grande, ao nível do mar e na foz do grande rio Mississipi, tem várias, mas boa parte do seu turismo vem da fama de uma delas, a Bourbon Street. A única rua de São Pedro e a mais conhecida de Nova Orleans são estreitas, longas, cercadas de casas e sobrados, permitem estacionamento em um dos lados e reúnem, em seus bares e restaurantes, uma boa amostra da gastronomia de cada localidade, além de oferecerem vários palcos para o que de melhor é produzido pelos músicos locais. Tudo a ver!
“Quando notamos essas semelhanças, decidimos brincar com a ideia. Festivais de Jazz e Blues já são comuns em muitas cidades do Brasil, mas poucos lugares podem ser tão parecidos – ainda que tão diferentes – quanto Nova Orleans e São Pedro da Serra, justamente por conta das características dessas duas ruas. Por isso, durante o festival, vai acontecer o projeto Nova Orleans é Aqui. A Rodrigues Alves receberá o apelido de Caninha Street, um abrasileiramento da Bourbon Street e uma homenagem ao berço do Jazz e nossas ruas e galerias vão também receber apelidos com base nos nomes das transversais da Bourbon”, explica João Carlos Leal, diretor da Associação do Comércio e da Indústria de São Pedro (ACISPS).
Mas a brincadeira não vai se restringir a apelidar as ruas. Vários restaurantes e bares da vila incluíram em seus cardápios, drinks, comidas, decorações, música ambiente e produtos inspirados na cultura da Louisiana, onde fica Nova Orleans. Os palcos tradicionais de São Pedro também decidiram manter a programação musical para oferecer a quem vier conhecer a vila – e a quem já é frequentador – a possibilidade de escolher entre curtir as atrações em pé diante do palco principal que o festival montará na quadra, ou outras opções de blues até forró, sentado, nos restaurantes e bistrôs. Ou ainda fazer uma coisa e depois a outra. Para os organizadores desse evento paralelo, a proposta irá tornar tão irresistível caminhar pela Caninha Street, quanto é para quem está em Nova Orleans visitar cada cantinho da Bourbon Street.
Confira então no roteiro Nova Orleans é Aqui, criado pelos empreendedores da vila, o que cada restaurante, bar ou bistrô da vila irá oferecer durante o FRI Jazz & Blues. E, no pé desta postagem, quais serão as transversais abrasileiradas da Caninha Street, desde a praça do Coreto até o Largo do Estrela
Projeto ‘Nova Orleans é Aqui”
Lista de restaurantes, bares e lojas participantes:
Galeria Vila Serrana – Povoada por hamburgueria, restaurante de massas, cachaçaria, a galeria, que fica na praça do coreto, vai ganhar ares de uma viela de Nova Orleans. E terão música ao vivo todos os dias, entre o fim das apresentações no palco alternativo do FRI Jazz (no coreto da praça) e o início do show principal, na quadra. Novidades estão sendo preparadas nos cardápios de comida e de drinks. Na entrada da galeria, o Universo Grill foi o primeiro a se adiantar e incluir no cardápio um sanduíche tradicional de Nova Orleans, o po-boy. Como som ambiente: uma seleção de clipes de blues e jazz. Mais para dentro da Galeria, a Cachaçaria escalou um drink que é muito famoso em Nova Orleans: o Hurricane, de um dos bares mais populares mais populares do berço do jazz, o Pat O’briens.
Churros – A tradicional carrocinha de churros vai produzir uma novidade durante os quatro dias do festival, um doce, muito popular em Nova Orleans: os beignets
Opaatem – A casa vai ter música ambiente voltada para jazz e blues e incluirá em seu cardápio, repleto de batatas recheadas e outras delicias, um petisco em homenagem ao festival: Camarões à Nova Orleans
Plano B – Blue Songs, na SEXTA, dia 7, e Jansen Queiroz & André Santos, no SÁBADO, dia 8, apresentam-se no bistrô, que irá incluir no cardápio uma versão do Jambalaya, prato tradicional de Nova Orleans.
Minhas Delícias e Terra Vermelha – mostra de artes plásticas e seleção especial de música ambiente. SEXTA e SÁBADO, dias 7 e 8, o grupo Pocket Ghost Band apresenta um repertório de jazz e blues. Os dois restaurantes, que dividem o mesmo varandão com vista para a Caninha Street, vão incluir no cardápio a Jambalaya.
Yellow – Música ambiente com seleção especial de jazz e blues, regadas a uma variada carta de cervejas. E, em homenagem à cidade de Nova Orleans, a casa também criou um drink especial, o NOLA.
Quinquilharte – Vai distribuir aos clientes colares típicos do Carnaval de Nova Orleans. No gramadinho do shopping Ulyana, onde fica a loja, vai ter música ao vivo na SEXTA, dia 7 (Os Mansurelli), e SÁBADO, dia 8 (Claudio Rodrixx, Márcio Patão e Alex Merlino).
Casa Freda – A casa vai incluir no cardápio a sua versão do sanduíche po-boy. Como fica perto do Ulyana, seus clientes vão poder curtir um pouco do que os músicos de São Pedro fazem de melhor.
Von Heizer – O restaurante especializado em culinária alemã vai incluir no cardápio um drink especial em homenagem ao festival de jazz. O ambiente vai ganhar mais músicas e vídeos com blues e jazz em homenagem ao trompetista de jazz alemão Till Bronner, que será o nome do drink
Cuba Café – A casa vai trabalhar com uma seleção musical de jazz e blues de primeira e prepara uma surpresa para os clientes.
Pizzaria Raiz – Haverá uma playlist de jazz e blues em vinil, em que o cliente terá como escolher sua música predileta. A pizzaria ainda está concluindo uma receita especial para o evento.
Taberna dos Sinos – De quinta a domingo, durante todo o FRI JAZZ, o mais ativo palco de São Pedro da Serra vai manter sua programação, com shows de diferentes ritmos todas as noites do festival. SARAU DE QUINTA – Alex Merlino & Convidados. – 19h.// SEXTA – Os Tributados – (Rock) – 21h. // SÁBADO – Efeito Estufa – (Rock Nac. anos 80) – 21h. // DOMINGO – Almoço Musical com El Espino (Mundo Latin & World Music) – às 13h.
Largo do Estrela – O point boêmio de São Pedro da Serra, terá shows sábado e domingo. No SÁBADO, das 17h às 20h, com destaque para os Mansurelli. No DOMINGO, das 16h às 19h, com Claudio Rodrixx e Jander Ribeiro (convidado especial André Santos). Dois tradicionais pontos do Largo, o Boteco do Franz e a Estação Glória, já criaram novidades em seus cardápios. O Boteco irá oferecer uma panqueca de Jambalaya. E a Estação terá como uma de suas opções gastronômicas outro popular prato do berço do jazz, a chicken wings. Além disso, clube Estrela do Mar, tradicional palco do forró (que fez e faz a fama de São Pedro da Serra) vai ter uma programação para lá de especial, o Nó Cego com Júlia Vargas e Juliana Linhares apresenta-se dia 7, sexta, às 21h.
Projeto ‘Nova Orleans é Aqui”
As novas ruas e points:
1 – Esquina imaginária da rua da praça com a galeria serrana – Caninha Street com Olhanós Street (em referência a Bourbon Street com Orleans Street).
2 – Esquina imaginária rente ao riacho indicando a entradinha ao lado do Ateliê Auad – Caninha Street com Riacho Street (em referência a Bourbon Street com Canal Street)
3 – Esquina para indicar a entrada que leva à quadra, onde ficará o palco e as barracas de bebidas e alimentos – Caninha Street com Barracas Street (em referência a Bourbon Street com Barracks Street)
4 – Esquina da Rodrigues Alves com a subida da igreja católica, onde fica o Terra Vermelha e o Minhas Delícias – Caninha Street com São Pedro Street (em referência a Bourbon Street com St. Peter Street)
5 – Esquina imaginária na frente do shopping Ulyana, onde haverá shows paralelos ao evento – Caninha Street com Ulylines Street (em referência a Bourbon Street com Ursulines Street)
6 – Esquina da rua ao lado do Shopping Casino Serrano, onde dois bares/restaurantes fazem parte do Nova Orleans é Aqui com drinks e música ambiente – Caninha Street com Espalhada Street (em referência a Bourbon Street com Esplanade Street)
7 – Esquina imaginária do Largo do Estrela, onde haverá shows paralelos ao evento – Caninha Street com Benvindo Street (em referência a Bourbon Street com Bienville Street, que é onde há o famoso Quarteirão Francês de Nova Orleans)